Dia 3 Sta Maria Madalena, de Josefa de Óbidos, 1650 Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra ÉCLOGA X Antes que o sol se levante Mote Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante. Voltas É tanta a graça que tem com üa touca mal envolta, manga de camisa solta, faixa pregada ao desdém, que se o Sol a vir diante, quando vai mungir o gado, ficará como enleado ante os olhos de Vilante. Descalça, às vezes, se atreve ir em mangas de camisa; se entre as ervas neve pisa, não se julga qual é neve. Duvida o que está diante, quando a vê mungir o gado, se é tudo leite amassado, se tudo as mãos de Vilante. Se acaso o braço levanta, porque a beatilha encolhe, de qualquer pastor que a olhe leva a alma na garganta. E inda que o Sol se levante a dar graça e luz ao prado, já Vilante lha tem dado, que o Sol tomou de Vilante. Éclogas, X
Após visionar a curta metragem apresentada em aula, fiquei com uma sensação de que esta terá diversas mensagens importantes a transmitir. O episódio é deveras estranho, mas após refletir nele, vejo que é bem objetivo.
ResponderEliminarPara começar, o idoso chega ao jardim, senta-se e monta o seu jogo de xadrez. Para meu espanto começa a jogar sozinho. Joga as peças brancas, levanta-se, senta-se do outro lado da mesa e joga as peças pretas. Talvez preferisse jogar com as peças pretas, talvez preferisse jogar contra o sol... nada disso! Ele continua a trocar de lugar e a jogar... contra si mesmo! Com isto põe-se a mensagem "Mais vale sozinho que mal acompanhado", é esta a primeira grande lição transmitida.
De seguida, o plano apresenta o mesmo idoso sentado nas duas cadeiras com ações completamente distintas. O que se senta a jogar com as peças brancas mostra-se pensativo, dono de uma grande sabedoria. Já o outro jogador opta por uma face de um jogador de poker, com muito "bluff" e super atacante, sempre a rir-se. A certa altura, quando o jogo está a favor deste idoso que joga com as peças pretas e apenas lhe falta "comer" uma peça adversária, o sabedor finge ter um ataque de coração, deixando o outro preocupado. Ao recuperar do suposto ataque, vira o tabuleiro sem que o jogador das "pretas" repare... com isto, acaba por vencer o jogo e ganha o que tinham apostado, uma bela dentadura, ficando assim o jogador sabedor a rir-se do seu colega. Aqui existem duas valentes lições de moral: primeira, o último a rir-se é o que ri melhor; por fim, tudo na vida se pode mudar, para melhor!
Será a vida um jogo?